O Problema das Dívidas sem Fim...
Quando a pessoa está endividada, não pode virar as costas e achar que as dívidas desapareceram.... É preciso encarar o problema de frente, tomando atitudes pro-ativas para sair desta situação; mas quais serão as ações mais efetivas?!
1) Participação da Família: reunir a família mostrar como está a situação financeira, pedir a colaboração e participação de todos no processo de reestruturação das finanças.
2) Elaborar um Orçamento: escrever num caderno ou fazer uma planilha, colocando todas as suas receitas ( entrada do dinheiro ) e principalmente os gastos ( saídas do dinheiro ), cada item divido em duas colunas de Previsto e Realizado, no prazo de pelo menos doze meses, já gera um impacto psicológico interessante, pois a família verá antecipadamente o quanto vai ganhar e como irão gastar (previsto) e depois ao anotar diariamente ou semanalmente, comparar-se com o planejado.
3) Preciso ou Quero?: Ao fazer qualquer tipo de compra, primeiro se pergunte Preciso disso? é uma necessidade? está no orçamento? ou simplesmente você quer, é apenas um impulso? Se você realmente precisa, confira o orçamento, se você apenas quer pense nas consequências de fazer uma compra por impulso.
4) Objetivos e metas: Ao elaborar um orçamento, inclua nele seus objetivos (o que você quer fazer ou alcançar ou comprar) e metas ( o que você vai fazer para alcançar seus objetivos), por exemplo: Objetivo: comprar um carro e metas: tirar carteira, construir/comprar uma garagem, reservar dinheiro para o seguro, impostos, reparos, combustível, limpeza.
se você pesquisar no Google verá que Frugal é usado para qualificar alguém que poupa, uma pessoa que usa com racionalidade seus recursos, tais como comida, dinheiro, água, energia, evitando desperdício ou esbanjamento extravagância; este termo pode ainda ser usado para qualificar uma pessoa que planeja e consome apenas o necessário ou que usa ou possuí bens e serviços econômicos para alcançar um objetivo de longo prazo.
6) Negocie: negocie suas dividas de forma que elas caibam no seu orçamento, Pague primeiro as que tem as maiores taxas, depois as que bloqueiem alguma atividade sua.
Portanto para sair do endividamento, reorganize sua vida e mude suas atitudes.